Skip to content

Como Fazer Root no Moto G Play

Outubro 7, 2020
como fazer root no moto g play

Como Fazer Root no Moto G Play | O Motorola Moto G4 é um dos mais recentes modelos deste fabricante, atualmente propriedade da Lenovo. Este smartphone foi lançado em maio passado e, graças a suas características aceitáveis de médio alcance e etiqueta de preço, ganhou gradualmente uma considerável fatia de mercado.

Mesmo com a divisão da Lenovo colocando à venda este smartphone de gama média, o fabricante lançou um segundo modelo, conhecido como Motorola Moto G4 Plus, um modelo de gama superior ao anterior e com outras características, como leitor de impressões digitais ou mais memória RAM.

Leia Mais: Root no Moto G5

Como todos os aparelhos Android, as versões da Motorola Moto G vêm com o bootloader travado e sem a permissão do super-usuário. Portanto, mostraremos como podemos liberar o bootloader destes dois modelos, instalar uma recuperação personalizada para instalar pacotes e como fazer o dispositivo raiz para ter controle total sobre todo o dispositivo e obter o máximo dele.

Para poder fazer este processo, precisaremos simplesmente de nosso dispositivo, um PC e um cabo de fio USB.

Como Fazer Root no Moto G Play

A modificação do software de seu smartphone pode colocar em risco a integridade do próprio dispositivo e também levar à perda de dados. Ao destravar o bootloader, o dispositivo será reinicializado a partir da fábrica para que percamos todas as informações e aplicações contidas no dispositivo.

Antes de iniciar é altamente recomendável fazer um backup de seus dados e aplicações. Estes processos não têm nenhuma garantia, portanto, proceda sob sua total responsabilidade.

Desbloqueie o Bootloader do Moto G

Este é o primeiro e necessário passo para todas as versões. De início, é hora de fazer backup de seus dados.

Com bootloader liberado, você perderá a garantia e todos os dados armazenados na Moto G

A Motorola permite o bootloader desbloqueado pelo site oficial da Motorola. Para destravar o bootloader em uma Moto G, precisamos executar várias etapas:

  • Primeiro precisamos de uma ID Motorola que será associada à nossa conta Gmail com a qual nos registramos em nossa Moto G. Objetivando confirmar a ID Motorola vá para Configurações > ID Motorola e selecione sua conta Gmail. No computador, não nos registraremos no site oficial da Motorola para solicitar o desbloqueio.
  • Habilite a depuração do USB na Motorola em Configurações > Opções de Desenvolvimento > Depuração USB (para habilitar as opções de desenvolvedor vá em Configurações > Informações do Dispositivo e clique em N.º de Compilação várias vezes seguidas).
  • Para todo o processo, precisaremos do computador onde teremos de instalar o ADB/Fastboot. Você também precisa dos drivers USB da Motorola.
  • Agora vamos conectar o dispositivo ao computador em modo bootloader, isso pode ser feito de duas maneiras
    • 1- Conecte o dispositivo ao computador e aceite na Moto G a confiança do PC. No PC, abra uma janela na pasta contendo o ADB/Fastbot coo m botão direito e selecione ‘Abrir uma janela de comando’). Insira ‘adb devices’ para checar se o dispositivo está conectado corretamente, recebendo o número de conexão na linha seguinte. Agora insira:
      • ‘adb reboot-bootloader’
    • 2- Desligue o dispositivo. Ligue-o pressionando e segurando o botão do liga/desliga e o botão para baixo por alguns segundos. Agora podemos conectá-lo ao cabo USB.
  • Da janela de comando (dentro da pasta que contém o ADB e Fastbot), selecione ‘Abrir uma janela de comando aqui’)

Fastboot Device

  • Este comando lista os dispositivos conectados em modo de inicialização rápida. Um número representando nossa Moto G deve aparecer.
  • Receberemos o código para solicitar o desbloqueio na Motorola com o comando abaixo:
    • Fastboot Oem Get_Unlock_Data
  • Receberemos o código da seguinte forma (este é apenas um exemplo, cada dispositivo tem um código diferente):
    • 4 linhas de código de 30 dígitos entre números e letras (bootloader)
  • Copie a sequência numérica, sem “(bootloader)” e sem espaços, simplesmente a série alfanumérica, tudo em uma linha. Agora digite o número inteiro na Motorola no ponto 6 e clique :
    • “Meu dispositivo pode ser desbloqueado?
  • Vá até o final da página, escolha “Concordo” e depois solicite a chave de desbloqueio. Se tudo correr bem, você receberá um e-mail com o código do carregador de inicialização. Copie o código e volte para a janela. A Moto G ainda deve estar conectada ao computador. Escreva:
    • fastboot oem unlock [Introduzir Código aqui]

Já está desbloqueado! Sua Moto G será reajustada para suas configurações de fábrica e reiniciará automaticamente.

Leia Mais: Root no PC

Instale uma Recuperação Personalizada na Moto G Play

Com o bootloader liberado, podemos instalar um novo software no dispositivo. Para tornar isto muito mais fácil, o seguinte é instalar uma recuperação personalizada para piscar convenientemente a partição onde o sistema operacional está localizado.

Nossa recomendação é a TWRP como uma recuperação personalizada para a Moto G. Vamos precisar da última recuperação para o modelo específico de nosso dispositivo do Moto G:

Coloque o arquivo que você acabou de baixar na pasta onde você instalou o ADB/Fastboot. Voltaremos a conectar o dispositivo no bootloader, como explicado na seção anterior. Continuamos a partir do console:

Novamente a partir da janela de comando no computador (na pasta contendo o ADB/Fastbot), entre com o seguinte comando:

  • Dispositivo Fastboot: Com este comando são listados os dispositivos Android conectados na função Fastboot. Um número representando nossa Moto G deve aparecer. Agora vamos inserir um comando seguido do nome do arquivo que baixamos, seguido de sua extensão e contendo a recuperação personalizada:
    • fastboot flash recovery twrp-[N.º versão]-[nome do modelo].img:
    • O processo levará alguns segundos. Quando estiver terminado, reinicializaremos o dispositivo novamente na função bootloader com o comando:
      • fastboot reboot-bootloader: A partir do bootloader podemos agora optar por entrar no novo e novinho em folha de recuperação. Pressione uma vez o volume para baixo para selecionar ‘Recuperação’ e uma vez o volume para cima para entrar.

Como Fazer Root no Moto G Play

Agora que temos o bootloader liberado e instalamos uma recuperação personalizada, podemos instalar o que quisermos na partição, seja ele enraizando ou um novo rom personalizado. Aqui vamos nos concentrar no enraizamento.

O processo de raiz consiste em adquirir permissões de administrador em nosso dispositivo, no qual podemos modificar os arquivos do sistema, bem como coletar todas as informações que inserimos no telefone.

Para girarmos a partir da recuperação, iremos flashear um arquivo que elevará as permissões e instalará um aplicativo para controlar as permissões do administrador que concedemos aos aplicativos.

  • Baixe a última versão do arquivo ZIP flashable da SuperSU, onde diz ZIP > Latest
  • Faça a cópia do arquivo para a memória do dispositivo. Você pode fazer isso mesmo que a Moto G esteja na função de recuperação
  • Agora clique em ‘Instalar
  • Procure na memória do telefone onde você copiou o arquivo SuperSU-[versão]-[data].zip
  • Deslize a seta para a direita para confirmar a instalação
  • Agora jogue ‘Reboot system’ para reiniciar o dispositivo enraizado

Você acabou de aprender como fazer root no Moto G Play. Agora você encontrará a aplicação SuperSU em seu painel de aplicação. Se você ainda não confia nele, é sempre aconselhável verificá-lo com o aplicativo Root Checker.